MobiTrends

Desenvolver um aplicativo nativo ou híbrido?

O uso de aplicativos móveis apresenta altas taxas de crescimento no mundo todo. As pessoas estão cada vez mais conectadas aos seus tablets e smartphones, para conversar, jogar ou comprar produtos. Muitas empresas já perceberam a importância de desenvolver aplicativos móveis para participarem da vida dos clientes e atender às suas necessidades. Mas a maioria não sabe qual a melhor opção: um aplicativo nativo ou um aplicativo híbrido?

Qual a diferença entre um aplicativo nativo e um aplicativo híbrido?

As diferenças já começam no desenvolvimento. O aplicativo nativo é criado para uma plataforma específica, como iOS ou Android. Isso lhe permite explorar cada potencialidade dela, com acesso a vários recursos dos aparelhos: GPS, câmera, calendário, lista de contatos, etc. E nem sempre apps nativos precisam da internet para funcionar. Já o aplicativo híbrido tem características do nativo e da web, usando códigos de ambos em sua criação. Ele une recursos da internet e do dispositivo, podendo ser executado em várias plataformas. Mas o app híbrido não acessa as funcionalidades do dispositivo de forma direta, exigindo um framework como intermediário.

Quando escolher um aplicativo nativo?

A escolha da melhor solução depende de vários fatores como prazo, orçamento e quem usará o app. Desenvolver um aplicativo nativo leva tempo e é mais trabalhoso, pois exige apps para diferentes plataformas. Além disso, os códigos não podem ser reutilizados: cada plataforma requer códigos distintos para os aplicativos e mão de obra especializada. Tudo isso torna seu custo bem mais alto. Mas se o público-alvo for mais exigente, buscando rapidez e confiabilidade, o app nativo é a melhor opção para atender a essas necessidades.

Quando escolher um aplicativo híbrido?

Desenvolver um app híbrido é mais rápido e barato que um nativo. Isso se deve à possibilidade de executar o híbrido em diferentes plataformas. Assim, não é preciso desenvolver o aplicativo várias vezes para diferentes adequações. Muitas empresas também optam pelo desenvolvimento de app híbrido em situações que não exigem alta performance do aplicativo ou com público-alvo heterogêneo. Nesses casos, é preferível uma solução mais genérica para plataformas variadas.

Voltar

Vamos criar juntos
um produto de sucesso?