MobiTrends

iBeacon X NFC: qual a diferença?

Beacons e NFC (Near Field Communication) são dois tipos de tecnologia wireless (sem fio) para comunicação entre empresas e clientes. As semelhanças param por aí. Utilizando sistemas de transmissão diferentes, ambas proporcionam às empresas abordagens totalmente distintas na forma de interagir com o consumidor.

O que é iBeacon?

Beacons são como um GPS para ambientes fechados. Usando o Bluetooth, eles contatam smartphones e tablets, identificando usuários e enviando mensagens. Se uma loja, por exemplo, possui um aplicativo para isso, ele pode ser baixado por clientes, registrando seus hábitos de compra. Quando um consumidor entrar no recinto com o Bluetooth do smartphone ligado, o Beacon enviará mensagens personalizadas sobre produtos já comprados ou visualizados por ele nas prateleiras. A Apple criou o nome “iBeacon”, mas o aparelho funciona também com o sistema Android.

O que é NFC?

A tecnologia Near Field Communication permite trocar informações entre aparelhos, a uma distância de até 10 cm. Pode ser usada em todo dispositivo que suporte a instalação de um chip NFC, como celulares, tablets, crachás, cartões de bilhetes eletrônicos, etc. São várias aplicações: em empresas, identificando funcionários; no transporte público, liberando a entrada do passageiro; na publicidade, aproximando o consumidor de uma propaganda para obter informações da marca; em lojas, fornecendo mais dados sobre um produto.

iBeacon X NFC: diferentes relacionamentos com o cliente

Na comparação entre as duas tecnologias, o iBeacon é mais invasivo: o consumidor recebe informações não solicitadas em seu dispositivo – embora autorize o recebimento quando baixa o aplicativo e ao deixar o Bluetooth ligado. Além disso, o Beacon só localiza dispositivos no ambiente onde o equipamento está instalado. Na tecnologia NFC isso não ocorre, devido à distância para transferência de informações ser muito curta. Assim, necessariamente, as informações recebidas pelo cliente serão solicitadas por ele.

Voltar

Vamos criar juntos
um produto de sucesso?