MobiTrends

O que significa Mobile First?

O número de usuários de dispositivos móveis nos EUA está superando o de usuários de computadores e laptops. No mundo inteiro, cerca de 40% dos acessos à Internet deverão ocorrer em smartphones e tablets. Essa nova realidade fortalece o conceito do Mobile First: pensar antes no funcionamento em smartphones e depois adaptá-lo aos computadores tradicionais.

Tendência Mobile First: a mobilidade em primeiro lugar.

A pioneira do Mobile First foi a Google. Já em 2010 a empresa começou a chamar a atenção dos desenvolvedores para a importância de se pensar primeiro na mobilidade e depois evoluir para as arquiteturas mais tradicionais. Antes, adaptar um site para a versão mobile significa apenas “encaixar” seu design em uma tela menor – geralmente cortando conteúdo. Mas as prioridades de informação e a navegação são diferentes, dependendo do contexto do usuário – e o site deve estar preparado para isso.

Aplicativos que superaram qualquer expectativa

O Mobile First também inspira o desenvolvimento de aplicativos para celular: eles são pensados para uso móvel e só depois levados a outras plataformas. Essa abordagem fez o sucesso de alguns dos apps de maior destaque do momento. Um deles é o WhatsApp: com um bilhão de pessoas trocando 30 bilhões de mensagens/dia, ele superou o Facebook em número de usuários. Outros cases de sucesso mundial nessa lista são o Instagram (para compartilhar imagens das câmeras de celulares), o Waze (em que os usuários trocam informações de tráfego) e o Easy (que comunica passageiros com o táxi mais próximo).

Fatores do sucesso de apps que usaram o conceito Mobile First

Os aplicativos criados dentro do conceito de Mobile First têm um potencial de crescimento expressivo e rápido, muitas vezes superando empresas já estabelecidas em seus setores. Como a Google apontou anos atrás, parte disso se deve à rápida adoção dos smartphones. O outro motivo do fortalecimento dessa tendência são as próprias características dos dispositivos móveis, capazes de integrar muitos recursos (GPS, câmera, Bluetooth, etc.). Por isso, ao buscar um projeto para desenvolver com sucesso, pense primeiro na mobilidade.

Voltar

Vamos criar juntos
um produto de sucesso?