MobiTrends

Por que desenvolver aplicativos nativos?

Os sistemas operacionais iOS e Android já somam mais de 2,5 milhões de aplicativos. São inúmeras funções, de lazer ao dia a dia corporativo, passando por vendas e negócios. Nesse cenário, ao desenvolver um aplicativo nativo, as empresas podem oferecer um excelente diferencial a clientes e colaboradores. Isso porque o aplicativo nativo é criado para uso em uma plataforma ou dispositivo específico, interagindo e aproveitando as funcionalidades do sistema operacional e outros softwares instalados.

Vantagens de se desenvolver um aplicativo nativo

Compatibilidade tecnológica e interface - Construído para o sistema operacional do dispositivo, um aplicativo nativo consegue explorar as mais recentes tecnologias disponíveis: pode ser sincronizado com GPS, câmera ultrassensível, bússola, etc. Além disso, o app nativo promove uma experiência mais consistente ao sistema operacional e aos outros aplicativos da plataforma. Desenhado seguindo a linguagem do dispositivo, é visualmente mais agradável, gerando mais identificação com o usuário.

Funcionamento offline e velocidade – Um aplicativo nativo pode ser acessado sem estar conectado à internet, dando mais mobilidade ao usuário. Além de estar armazenado no dispositivo, ele usa as informações do sistema operacional para processar dados e obedecer aos comandos do usuário. Nesse sentido, outra vantagem de um aplicativo nativo é o desempenho. Programado na linguagem nativa do dispositivo e com acesso direto ao seu sistema operacional, ele é mais veloz que um app web (totalmente dependente da velocidade de conexão).

A experiência do Facebook - Mesmo a maior rede social do mundo fracassou com seu aplicativo para dispositivos móveis. Para o fundador, Mark Zuckerberg, apostar no HTML5 em vez de um app nativo foi o maior erro da empresa, que desperdiçou 2 anos. O sucesso, ainda segundo ele, só veio com a adoção do código nativo para iOS e Android. Quem usa o Facebook mobile percebeu a melhoria. Mas apesar de todas as vantagens de se desenvolver um aplicativo nativo, lembre-se: construí-lo exigirá uma empresa especializada, que desenvolva a melhor solução para satisfazer os usuários.

Voltar

Vamos criar juntos
um produto de sucesso?